Para resolver um problema do meu trabalho (como sempre), queria criar um componente que era muito parecido com outro que já havia feito. Pensei bastante e resolvi dar uma lida em alguns artigos do Medium. Durante a leitura de um artigo que era contra o uso de mixins, encontrei um artigo sobre Higher-Order Components. O título me chamou atenção e acabou resolvendo o meu problema.
Durante a VanHackathon eu tive alguns probleminhas pra entender como o Vue.js 2 tratava os eventos, visto que o meu tão querido $dispatch tornou-se obsoleto.
Neste final de semana estava participando do VanHackathon, uma competição internacional online sediada em Vancouver, Canada. Como tive alguns probleminhas na hora de organizar a configuração do Vue com os dois plugins mencionados no título deste artigo, resolvi escrever como eu montei o meu projeto e dar um exemplo do mesmo funcionando.
Em todos os meus artigos tento trazer algumas curiosidades ou soluções de problemas que tenho nas aplicações que desenvolvo diariamente. O problema resolvido a algumas semanas atrás era o seguinte:
Com o release oficial do Vue 2 já podemos iniciar a migração de nossas aplicações do Vue 1 para o Vue 2. Minha primeira dica é realizar esta migração do seu projeto em um branch separado no seu repositório.
Com a nova versão do Vue.js a possibilidade de aplicar filtros no v-for deixou de existir. Porém esse recurso sempre trouxe certa confusão e até mesmo perda de performance.
Tanto Vue quanto Typescript são ótimos em seus propósitos. O Vue como framework mvvm e o Typescript como uma “camada” tipada ao ES6. Para quem não conhece o typescript, pode-se pensar em javascript no padrão ES6 e com tipos, ou seja, podemos adicionar um tipo “string” a uma variável chamada “name”. Tem gente que curte, tem gente que não curte.
Na versão 2 do Vue teremos um completo suporte às transições de elementos da DOM da aplicação, tanto para inserção, exclusão ou alteração. Nesse artigo veremos alguns passos introdutórios para a sua compreensão.
Uma das coisas que vocês mais vão notar em questão de API no Vue 2 são as Render Functions, com a implementação do VirtualDOM meio que foi necessário essa abordagem de renderização.