Filtros no Vue.js 2.0

Uma coisa muito útil são filtros, mas não confunda-os com diretivas, já vi uma galera aí tentando modificar o valor de um input com eles xD

Enfim, é muito simples usar eles no Vue e agora na segunda versão ficou mais fácil ainda. Não teve muitas mudanças, mas existem alguns poréns…

Eles são 3 basicamente, o primeiro é:

Você poderá usar eles dentro da interpolação de mustaches(``), nada de usar isso em diretivas como o v-for ou v-model, isso foi devido a complexidade que ficava, agora a responsabilidade foi passada para as computed properties que você consegue filtrar algo que necessite de mais tratamentos facilmente, já que é puro javascript.

o segundo é:

Sem filtros embarcados, isso quer dizer, nada de orderBy, filterBy, uppercase… Caso você precise deles basta criar ou recorrer a libs de terceiros(apesar que você não poderia usar o orderBy e filterBy no v-for mesmo), masss a facilidade de criar é incrível!

e o terceiro porém é:

Caso passe parâmetros, use o filtro como uma função javascript! Isso mesmo, o Vue nessa segunda versão tem amostrado uma API mas parecida como o js faz as coisas, não é como uma camada de abstração no meio(apesar que na primeira versão já era muito simples).

em quanto antes você passava parâmetros assim:

<span></span>

agora usa assim:

<span></span>

e esses são os poréns, que acabam melhorando a forma de fazermos nossas aplicações.

O modo como se criam os filtros é o mesmo, como eu disse as grandes mudanças foram esses poréns, mas caso quera saber como criar eles, estou fazendo uma serie sobre Vue 2.0 e já tem o vídeo que fala sobre filtros, então corre lá qué de grátis xD

É isso pessoal, apesar da minha vida estar um pouco conturbada ultimamente, vou trazendo coisas sobre o Vue 2.0 aqui :D