Conheça o iView, um toolkit de interface para o Vue.js

Com o crescimento do Vue centenas de bibliotecas surgem a cada dia para dar suporte a ele, dentre eles temos algumas ligadas à interface, como o iView. Neste artigo veremos um pouco sobre ele, e em como usá-lo nos seus projetos.

Para ter um melhor aproveitamento neste artigo, é necessário o conhecimento introdutório do Vue, dentre eles podemos destacar os seguintes tópicos:

  • NPM e em como gerenciar pacotes Node
  • O vue-cli e seus templates, juntamente com o webpack
  • Os Single File Componentes (isso, os arquivos .vue)
  • Vue Router

Instalação

Existem 2 formas básicas de instalar o iview no projeto. A primeira é através do CDN, adicionando diretamente os arquivos JS e CSS no arquivo HTML, da seguinte forma:

Um exemplo simples, utilizando CDN e com o locale em pt-BR, pode ser visto a seguir: JS Bin on jsbin.com

A utilização de CDN é válida para testes, principalmente no JS Bin (ou outro editor online).

Para os nossos projetos, sempre estaremos utilizando o vue-cli, e fazendo a instalação através do NPM. Essa é a forma mais recomendada! O iview possui, inclusive, o iview-cli capaz de criar projetos com a sua estrutura, mas seria mais um cli no qual deveríamos ter domínio e, a princípio, não é necessário.

Vamos começar criando um novo projeto, da seguinte forma:

O que fizemos até agora foi criar um projeto chamado myproject usando o template webpack, juntamente com Vue-Router e sem algumas funcionalidades extras, como o ESLint. Após a criação do projeto, prosseguiremos com a instalação do ivew, da seguinte forma:

Como você já deve saber, o comando npm i irá instalar o pacote e, juntamente com o parâmetro -S, irá salvar o pacote no package.json.

Continuando, é preciso instalar o iview no arquivo src/main.js, que é onde o Vue está instanciado. A princípio, temos o seguinte código:

Para adicionar o iview, faremos:

O novo código está em destaque. Basicamente, importamos o iView, o seu css e o locale em português. Depois usamos o comando Vue.use para adicionar o plugin iview ao Vue. Repare que, antes de adicionar o iview ao vue, configuramos o seu locale.

Para saber mais

Você pode carregar os componentes do iview sob demanda. Para isso, dê uma olhada neste artigo.

Você pode usar o vue-i18n em conjunto com o ivew, carregando vários locales e ativando-o dinamicamente. Para isso, dê uma olhada neste artigo

Após realizar a instalação, executamos npm run dev para que possamos testar o ivew.

Testando o ivew

Neste momento vamos supor que o ivew já foi instalado como um plugin do Vue, no arquivo src/main.js, e que o projeto está sendo executado através do comando npm run dev. Com o navegador aberto, você deve estar vendo algo como:

Abra o arquivo src/components/HelloWorld.vue e altere o código para:

Neste novo código, fizemos o seguinte:

  • Usamos o componente i-button e criamos um botão. Esse botão chama o método show no evento @click. Este método deverá estar no methods do Vue.
  • Criamos outro componente chamado Modal. A sua visibilidade está condicionada a variável visible (no data do Vue), através da propriedade v-model.
  • O método show altera a variável visible para true, fazendo com que o modal seja visto.

O resultado deste código é visto a seguir:

Alterando a app, criando algo útil

Agora que temos o iview funcionando podemos criar algo um pouco mais útil, com cara de aplicação. Quase todas as bibliotecas de interface possuem um componente que gerencia a disposição das informações na tela, e no iView isso não é diferente, através do componente Layout.

Este componente divide a tela em blocos, dos quais podemos destacar:

  • Header: Cabeçalho da aplicação, na parte superior
  • Sider: A parte do menu flutuante que fica no lado direito ou esquerdo da aplicação
  • Content: A parte do conteúdo em si ! Se você conhece o Vue Router, sabes que existe o <router-view></router-view>, que é o bloco onde o Router renderiza o conteúdo. Então ese bloco é inserido nesta parte.
  • Footer: Rodapé da aplicação, na parte inferior

A imagem a seguir ilustra melhor a disposição dos blocos.

Vamos à prática! Sabemos que o projeto padrão criado pelo vue-cli dispõe do arquivo src/App.vue que é onde a aplicação está contida, e que cada tela estaria, basicamente, no diretório src/componentes. Neste diretório temos o componente HelloWorld, aquele que colocamos o botão modal para teste.

O que precisamos fazer agora é alterar a aplicação, ou seja, o arquivo App.vue e incluir o componente Layout para organizar a app. Na documentação do componente existem alguns exemplos básicos. Vamos usar um deles e altrar o arquivo App.vue para:

Apesar do código extenso, podemos perceber a presença da tag <Layout>, juntamente com os componentes <Header>, <Content>, entre outros. No Header, temos a criação do título da App, que chamamos de “Meu Projeto”, e a criação de 2 botões para testarmos o Vue Router. No layout <Sider> criamos um Menu, e usamos algumas combinações com o Vue Router para que os links possam ser gerados da forma correta. Ou seja, usamos o <router-link> para carregar o conteúdo daquele item de menu no lugar certo. Mas onde fica esse lugar? De acordo com a documentação do Vue Router, é no <router-view>, que está estrategicamente adicionado no <Content> do Layout.

O router está configurado no src/router/index.vue, e nele temos que quando acessarmos a URI #/ o componente Hello World será carregado.

Desta forma, assim que atualizarmos o App.vue, temos uma tela semelhante a esta:

Nesta imagem, removemos o logotipo do vue, mas deixamos como teste a opção da janela Modal.

Deixo como exercício alterar os itens de menu para algo mais real, inclusive carregando os componentes no Content da aplicação.

Vamos, no próximo artigo, conhecer um pouco mais dos componentes do iVew. Até lá!